img secretaria
  Login
Avaliação

Acesse aqui:

     

Saresp inova com questões abertas para as 2ª séries e tem correção especial

As provas do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) aplicadas em alunos da 2ª série do Ensino Fundamental foram preparadas no formato de questões abertas. A iniciativa foi bem recebida pelos educadores, que consideram que as questões abertas possibilitam um diagnóstico mais preciso dos erros e acertos dos alunos. O tipo de erro aferido irá revelar em que etapa o aprendizado deverá ser revisto e recuperado.

As questões abertas seguem critérios especiais de correção que serão apresentados nessa videoconferência. Os professores poderão enviar suas dúvidas e comentários durante a transmissão para o e-mail: rededosaber.vc@sp.gov.br e nos 91 Ambientes de Aprendizagem, nos quais a recepção da videoconferência é “ao vivo”, poderão participar da interação solicitando, ao operador, o pedido da palavra.

As provas aplicadas nas demais séries participantes do Saresp – 4ª, 6ª, 8ª (EF) e 3ª (EM) tiveram questões de múltipla escolha, para as quais as correções serão feitas através de gabaritos, e as redações, com temas específicos, que obedecerão a critérios de correção, também especiais.

A videoconferência destina-se aos supervisores de ensino, professores coordenadores das Oficinas Pedagógicas e também aos professores coordenadores do Ciclo I do Ensino Fundamental, será transmitida pelos sites:
Rede do Saber: www.rededosaber.sp.gov.br
Secretaria da Educação www.educacao.sp.gov.br
________________________________________________________

   

Orientações para as escolas sobre a aplicação das provas do Saresp 2008, em salas das 2as séries do Ensino Fundamental

A videoconferência fornece informações e orientações aos professores coordenadores, que trabalham com o ciclo I do Ensino Fundamental, para a aplicação das provas do Saresp das 2as séries. Ao aplicador, os consultores especialistas sugerem como formular cada questão e os cuidados necessários para passar as explicações sem interferir no resultado do desempenho do aluno. Outra orientação é que o clima na sala de aula deverá ser tranquilo, pois são crianças de oito anos e participam da primeira avaliação do Saresp.

O aplicador será um professor da escola e ministrará as provas em turma diferente da qual é regente.

O Saresp 2008 é um indicador de extrema relevância para todas as esferas de atuação da rede de ensino. Ele integra as ações do Plano de Metas para 2010, estabelecido pelo Governo do Estado, e servirá como parâmetro, ajudando a Secretaria da Educação na melhoria da qualidade do ensino na rede pública.

Clique aqui para assistir a videoconferência realizada no dia 18/11/2008
________________________________________________________

   

As provas serão aplicadas na escola em que o aluno estuda, nos horários de aulas

A organização do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) prevê que 65 mil professores estaduais sejam deslocados de suas escolas de origem para acompanhar a aplicação das provas em outras escolas.

Para as 2as séries haverá apenas troca de turmas. Cada escola terá três pais e monitores externos (da instituição contratada pela Secretaria para realizar a prova), garantindo a lisura de todo o processo.

Participam da avaliação deste ano cerca de 340 mil estudantes, a mais. São alunos das escolas municipais e particulares. Ao todo, 233 cidades paulistas (1.509 escolas municipais) aderiram ao Saresp. Das redes municipais participarão 288 mil estudantes. Das escolas privadas, 52 mil – são 175 mil da rede Sesi e 53 mil de particulares.

Como serão as provas

- Para alunos da 2ª série do Ensino Fundamental as questões serão abertas, em língua portuguesa e matemática.
- Para a 4ª série do Ensino Fundamental serão 24 questões de múltipla escolha (testes), em língua portuguesa e matemática.
- Para a 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental serão 24 questões de múltipla escolha, em língua portuguesa, matemática e ciências.
- Para a 3ª série do Ensino Médio também serão 24 questões de múltipla escolha, para língua portuguesa, matemática, ciências, química, física e biologia.

Os alunos de 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio ainda terão uma redação: relato de experiência pessoal vivida – 4ª série; produção de carta pessoal – 6ª série; artigo de opinião – 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio.

Agenda Saresp - as diretrizes foram publicadas no Diário Oficial do Estado.

Data: 27 e 28 de novembro

Horário: o mesmo das aulas

Locais: a mesma escola do aluno

2ª série do Ensino Fundamental – questões abertas, em língua portuguesa e matemática.

4ª série do Ensino Fundamental – 24 questões de múltipla escolha (testes), em língua portuguesa e matemática. Redação sobre experiência pessoal vivida.

6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio – 24 questões de múltipla escolha, em língua portuguesa, matemática e ciências (no Ensino Médio, química, física e biologia). Redação/carta pessoal (6ª série do Ensino Fundamental) e artigo de opinião (8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio).
________________________________________________________

   

Questionário para os pais e alunos: entrega começa dia 27 de outubro

O questionário faz parte do sistema de avaliação organizado pela Secretaria do Estado da Educação. A idéia é cruzar os dados com os resultados do Saresp, verificando os fatores associados que interferem no desempenho dos alunos nas provas.

Entre os fatores associados serão aferidos: a situação socioeconômica, a opinião dos pais sobre a escola do filho, hábitos de estudo, trajetória escolar, dinâmica das aulas e prática dos professores. Professores, supervisores e diretores estaduais e também os alunos já estão respondendo questionários com a mesma finalidade, com itens que, no conjunto, permitirão identificar os fatores associados ao desempenho. Feito este levantamento, ele será relacionado aos resultados obtidos nos exames do Saresp, possibilitando concluir que influências tiveram na avaliação.

É a primeira vez que um levantamento deste tipo é realizado no Estado para avaliar a qualidade de ensino e aprendizagem. A expectativa da Secretaria é que cerca de 3,6 milhões de pais ou responsáveis respondam.

O aluno se encarregará de levar para casa e trazer para a escola o questionário. O cronograma prevê que até quatro de novembro o questionário seja devolvido às escolas. Em 5 de novembro as escolas devem encaminhar as respostas às suas respectivas Diretorias de Ensino. A aplicação das provas do Saresp será em 27 e 28 de novembro, para estudantes de 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio da rede estadual.

* O cronograma das provas do Saresp está neste site, na notícia: “Educação define datas para o Saresp: 27 e 28 de novembro”.
________________________________________________________

   

Começam as preparações para o Saresp 2008

Maria Conceição Conholato, Gerente de Avaliação e Indicadores de Rendimento Escolar; informa na videoconferência a finalidade e os procedimentos de aplicação dos questionários dos pais e dos alunos, Plano de Aplicação das DE (modelo e prazo) e seleção e treinamento dos monitores externos na realização do Saresp 2008.

Clique aqui para assistir à videoconferência
________________________________________________________

   

Educação define datas para o Saresp: 27 e 28 de novembro

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo avalia a educação básica no Estado, desde 1996, por meio do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Ao final deste ano letivo, serão avaliados os alunos do Ensino Fundamental (2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries) e do Ensino Médio (3ª série) das escolas urbanas e rurais da rede estadual na modalidade de ensino regular.

Além de Língua Portuguesa e Matemática, serão também avaliadas: Ciências (6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), para o Ensino Médio.

O Saresp será realizado em dois dias consecutivos – 27 e 28 de novembro – no mesmo horário de início das aulas de cada escola, nos períodos da manhã, tarde e noite.

1º dia de aplicação:
- 2ª série do Ensino Fundamental – Prova de Língua Portuguesa.
- 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3a série do Ensino Médio – Provas de Língua Portuguesa e Matemática.

2º dia de aplicação:
- 2ª série do Ensino Fundamental – Prova de Matemática
- 4ª série do Ensino Fundamental – Prova de Redação
- 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental – Provas de Ciências e de Redação
- 3ª série do Ensino Médio – Provas de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Redação

Além das provas, será aplicado um questionário sobre hábitos de estudo.

A avaliação estadual de alunos vai incidir diretamente no Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) de cada escola da rede estadual, que será utilizado para cálculo do bônus para professores.

Nesta edição, as redes municipais de ensino e as escolas particulares que manifestarem interesse em aplicar o Saresp poderão fazê-lo ao firmar esse compromisso por meio do preenchimento e envio do Termo de Adesão.
________________________________________________________

   

Professores, supervisores, diretores, alunos e pais participam do levantamento

O questionário faz parte das ações do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e avaliará os fatores associados à aprendizagem dos alunos das 2as , 4as, 6as e 8as séries do Ensino Fundamental e de 3a série do Ensino Médio.

As avaliações indicarão as principais causas que afetam o rendimento escolar de cerca de 1,8 milhão de alunos. Esse levantamento, pelos números, é um dos maiores já realizados no Brasil sobre o assunto. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação, assim será possível identificar o que faz efeito para melhorar a Educação no Estado.

Os questionários de fatores associados à aprendizagem são realizados nas avaliações brasileiras, mas pela primeira vez acontecerá com toda a rede de professores, exatamente na maior rede do Brasil.

O questionário começa a ser respondido em 22 de setembro, por cerca de 85 mil professores das séries avaliadas pelo sistema Saresp. Até 7 de outubro, os professores deverão acessar o site da Secretaria de Estado da Educação: www.educacao.sp.gov.br e participar da pesquisa (veja cronograma a seguir). Os professores terão uma semana para responder às questões proposta no formulário eletrônico.

O sistema produzido pela Secretaria permite que o professor possa responder ao questionário em partes pois, a cada página, salvam-se as questões respondidas.

Além dos formulários para os professores, diretores e supervisores, os quase 2 milhões de alunos que participarão do Saresp receberão, com cerca de um mês de antecedência, questionários impressos que deverão ser respondidos em casa por eles e pelos seus pais.

Cronograma de participação
22 a 28 de setembro – supervisores
29 de setembro a 5 de outubro – professores de 2a e 4a séries do Ensino Fundamental
6 a 12 de outubro – professores de 6a série do Ensino Fundamental
13 a 19 de outubro – professores de 8a série do Ensino Fundamental
20 a 26 de outubro – professores de 3a série do Ensino Médio

Temas abordados (questões objetivas)
Contexto escolar
Característica do funcionamento da escola
Implementação da proposta curricular
Condições de avaliações internas (provas dos alunos)
Relação entre professor e alunos
Dificuldades em sala de aula
Forma de utilização de materiais
Encaminhamento de soluções a problemas detectados
Relação entre pais, alunos e professores
Interesse do aluno em sala de aula
Correção de tarefas

Assista ao vídeo
________________________________________________________

   

Dia 27 de agosto – Dia do Saresp e do Idesp na escola

Nesta data, em 5.537 escolas estaduais, cerca de 230 mil professores, além de diretores, supervisores e dirigentes de ensino, irão se debruçar sobre os resultados do Saresp e do Idesp para definirem ações que possibilitem atingir as metas de melhorias para a aprendizagem dos alunos. As discussões internas serão realizadas nas próprias unidades em horários definidos pelas escolas.

O Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp) foi criado no dia 15 de maio de 2008 pela Secretaria de Estado da Educação. Baseia-se na avaliação dos alunos pelo Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e no fluxo escolar em cada nível de ensino das escolas. Todas as escolas têm os resultados do Saresp divididos por séries. Com a ponderação dos dois índices, o Idesp estipulou metas a serem atingidas pelas escolas. Neste dia estadual de reunião, as escolas irão repensar o plano de trabalho desenvolvido no início do ano e adequar as ações para a conquista dos resultados previstos.

Relatório Saresp 2007 – correção. Clique aqui para acessar o arquivo      (PDF, 748KB. Publicado em 25/07/2008)
________________________________________________________

   

Estado abre Saresp à participação das escolas municipais de todo o Estado

Pela primeira vez, as escolas municipais do Estado de São Paulo poderão participar do Saresp 2008 e ainda optar por implantar metas anuais para suas escolas, seguindo o modelo do Idesp – Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo.

Sem custo para as prefeituras

As prefeituras não terão custos de preparação do material, que será enviado pronto pela Secretaria da Educação. Haverá apenas o custo local da aplicação das provas.

O Saresp – Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo – será aplicado em novembro. Em 2007 o exame avaliou o desempenho dos alunos de 1ª, 2ª, 4ª e 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática.A Secretaria da Educação ainda está definindo a empresa que aplicará as provas e a data para início da solicitação de inclusão dos alunos por parte das prefeituras.

Além dos alunos das escolas municipais, cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual participarão do Saresp. Segundo a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães Castro,"é a gestão cooperada e compartilhada colocada em prática”.

Em 2007, a Secretaria comparou o desempenho dos alunos no Saresp àquele verificado pelo Saeb (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica). Este ano, será possível verificar se houve evolução dos estudantes e das escolas confrontando os resultados do Saresp/2008 com os da edição aplicada no ano passado.
________________________________________________________

   

Secretaria divulga resultados do Saresp 2007: Boletim para as escolas já está disponível on-line

Língua portuguesa tem melhor desempenho; matemática terá programa intensivo de recuperação. Os resultados serão utilizados na definição das metas por escolas e possibilitarão um diagnóstico preciso sobre a situação da Educação em São Paulo.

A avaliação foi realizada em novembro do ano passado e envolveu cerca de 2 milhões de alunos das 5.500 escolas da rede pública estadual.Os dados de língua portuguesa do Saresp 2007 mostram que, em comparação ao desempenho dos alunos da rede estadual de São Paulo no Saeb 2005 (avaliação federal no Estado), todas as séries tiveram crescimento nas médias. Na 4ª do Ensino Fundamental, por exemplo, a média passou de 178 (média do Saeb 2005 em SP) para 187. Na 8ª o crescimento foi de 228 para 243. Na 3ª série do Ensino Médio houve ampliação de 254 para 263. A 6ª do Fundamental teve média de 210,4, mas não é possível a comparação porque o Saeb não avalia esta série.

Em matemática a rede estadual manteve a média de 183 pontos na 4ª série e ampliou dois pontos na 8ª e na 3ª do Ensino Médio (230 para 232 e 262 para 264, respectivamente).

Os boletins com os resultados, para todas as escolas, já estão disponíveis no portal da SEE (Clique aqui). A Secretaria da Educação desenvolverá ações imediatas no sentido de melhorar o aprendizado em matemática: haverá um projeto de apoio para as 100 escolas com pior desempenho nessa disciplina e de capacitação para os professores. As ações da Secretaria não param por aí. Toda a rede terá um currículo a ser seguido, com indicações das expectativas de aprendizagem para dar base ao ensino em sala de aula. Com os dados do Saresp é possível direcionar os projetos, já neste ano.

Conheça as mensagens sobre os resultados do Saresp 2007, da Secretária Maria Helena Guimarães de Castro, da Coordenadora da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para EF (Ciclo II) e EM, Maria Inês Fini e da Gestora da Meta de Avaliação da SEE, Camila Mendonça de Barros.
________________________________________________________

 

"[..]A partir de agora, mãos-à-obra. Todo mundo trabalhando, refletindo sobre os resultados do Saresp, analisando o projeto pedagógico, vendo o que é preciso aperfeiçoar no projeto pedagógico, para que a escola de fato supere as suas deficiências apontadas no Saresp. Eu tenho certeza que a cada ano os nossos resultados serão melhores [...]."

Maria Helena Guimarães de Castro
Secretária da Educação de São Paulo

 Veja o vídeo
 

"[...] Encarem os resultados do Saresp com bastante altivez. Vamos enfrentá-los e vamos reverter essa posição a favor de nossas crianças e jovens [...]."

 

Maria Inês Fini
Coordenadora da Proposta Curricular do Estado de São Paulo, para EF (Ciclo II) e EM

 Veja o vídeo
 

"[...] Partimos para mais uma etapa para a melhoria da qualidade da educação dos nossos alunos de São Paulo, que é nos debruçarmos agora sobre o projeto pedagógico apresentado em sua escola, com todas as ações desenvolvidas pela Secretaria Estadual de Educação [...]."

Camila Mendonça de Barros
Gestora da Meta de Avaliação
SEE

 Veja o vídeo
   

Saiba mais sobre o Saresp:

Saresp 2007: motivação dos alunos e participação dos pais marcaram as provas
Desempenho no Saresp 2007 constará em boletim aos alunos
Saresp: começa a correção
Começam as provas do Saresp
Saresp: provas terminam na quinta, 29. E já começa a correção
Começam as provas do Saresp
Na próxima quarta-feira, 28, começam as provas do Saresp
Saresp dará suporte à implantação do Plano de Metas da Educação
Mais de 300 educadores entre ATPs e Supervisores participam de capacitação para o Saresp 2007
Estudantes paulistas participam da Prova Brasil
Saresp 2007

   
 
 
São Paulo faz Escola - Currículo, Avaliação e Expectativas de Aprendizagem Terms Of UsePrivacy Statement