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Atenção

Em cumprimento à Legislação Eleitoral, este site não será atualizado entre os dias 5 de julho e 29 de outubro de 2014. Caso tenha dúvidas específicas sobre essa ação, abra um chamado por meio do Fale Conosco.

Durante o período, dúvidas e sugestões relativas à SEE-SP podem ser enviadas para a Central de Atendimento, por meio do e-mail infoeducacao@educacao.sp.gov.br.

 

Dúvidas frequentes

Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA-EFAP)

Dúvidas técnicas

1. Como acessar o curso on-line?

Clique no link correspondente ao seu curso; em seguida, clique em “Acesse o Curso”; e, por fim, em “Acesse o AVA-EFAP”. Utilize no campo “Usuário” o seu CPF e no campo “Senha” o seu RG ou senha pessoal utilizada em outras ações que fizeram uso do AVA-EFAP.


2. Como alterar o meu “Usuário” e a senha de acesso ao AVA-EFAP?

Não é possível alterar o seu “Usuário”, que será sempre o seu CPF.

Para alterar a senha de acesso ao AVA-EFAP, você deve acessar o AVA-EFAP do curso, clicar sobre o seu nome (no canto direito do menu principal) e selecionar o item “Informações Pessoais”. Clique na seta ao lado da frase “Mude a Senha”. Em seguida, digite e confirme sua nova senha. Para confirmar as alterações realizadas, clique em “Salvar Alterações”.

Importante: Ao clicar no botão “Salvar Alterações”, sua senha antiga será solicitada. Após digitá-la, clique em “OK”.


3. Esqueci minha senha de acesso ao AVA-EFAP. O que devo fazer?

Para criar uma nova senha, acesse a tela inicial de login do AVA-EFAP, clique em “Esqueci minha senha”e siga as instruções. O sistema lhe enviará um e-mail com orientações.


4. Como alterar meus dados pessoais no AVA-EFAP?

Acesse o AVA-EFAP do curso, clique sobre o seu nome (no canto direito) e selecione o item “Informações Pessoais”.Você conseguirá alterar seu e-mail e senha de acesso. Caso seja preciso alterar o seu nome, abra um chamado no “Fale Conosco” e solicite a correção.


5. Quais os requisitos mínimos para a navegação no AVA-EFAP?

Software

Windows XP Service Pack 2 (recomendados Windows XP Service Pack 3 ou posterior);

Windows Vista;

Plug-in Adobe Flash Player Versão 9 ou superior;

Navegadores: Internet Explorer 8 ou superior; Firefox 20 ou superior; Chrome ou Safari 6 ou superior;


Hardware

Mínimo 1 GB de Memória RAM;

Resolução de tela mínima de 1024x768;

Conexão banda larga, preferencialmente 512 kbps ou superior.


Como verificar a versão do meu navegador?

No Internet Explorer:

Aperte a tecla “ALT” para que apareça a barra de menu;

Clique em “Ajuda”;

Clique em “Sobre o Internet Explorer”;

Será apresentada uma janela com as informações do navegador, bem como a versão instalada;

Caso deseje atualizar o seu navegador, acesse o site http://www.internetexplorerbrasil.com/download e siga as instruções.


No Firefox:

Aperte a tecla “ALT” para que apareça a barra de menu;

Clique em “Ajuda”;

Clique em “Sobre o Firefox”;

Será apresentada uma janela com as informações do navegador, bem como a versão instalada;

Caso deseje atualizar o seu navegador, acesse o site http://www.mozilla.org/pt-BR/firefox/new/ e siga as instruções.


No Google Chrome:

Clique no ícone de “Configurações” situado ao lado da barra de endereços;

Selecione a opção “Sobre o Google Chrome”;

Será aberta uma página com as informações do navegador e a versão instalada;

Caso seu navegador esteja desatualizado, acesse o site http://www.google.com/intl/pt-BR/chrome/browser/ e siga as instruções.


6. Além do navegador, preciso de outros programas para realizar o curso?

Em algumas atividades do AVA-EFAP, é necessário o envio de arquivos. Para visualizar, criar e/ou editar esses arquivos, você precisa ter instalado em seu computador um “Editor de Texto” (exemplos: Microsoft Word®; LibreOffice Writer) e um “Editor de Apresentação de Slides” (exemplos: Microsoft Power Point®; LibreOffice Impress). Na internet, você pode pesquisar mais informações sobre esses programas.


7. Como saber se eu tenho a última versão do Adobe Flash Player?

Ao acessar um vídeo em “flash”, o assistente de instalação de “plug-ins” exibe um aviso através de uma barra amarela no topo da página. Você deve clicar no link para que o programa seja instalado. O processo leva apenas alguns segundos. Após a conclusão, o vídeo será exibido normalmente.

Você também pode verificar se já possui a última versão do “Plug-in Adobe Flash Player”. Para baixá-lo, acesse o site http://get.adobe.com/br/flashplayer/ e siga as instruções da página.


8. Estou com problemas de lentidão no meu acesso ao AVA-EFAP.

Problemas de lentidão no acesso ao AVA-EFAP podem ser originados de uma conexão lenta com a internet. A velocidade recomendada para um acesso fluido ao ambiente é de 512 kbps ou superior. Você pode verificar a velocidade da sua conexão pelo site http://www.speedtest.net ou pesquisar por outros serviços de teste de velocidade na internet.

Os navegadores, normalmente, baixam os arquivos das páginas dos sites visitados para agilizar o carregamento das páginas, entretanto, com o tempo, esses arquivos ocupam um espaço muito grande, o que pode dificultar a navegação. Assim, recomendamos que você faça a limpeza do “cache” do seu navegador periodicamente. Para isso, siga estes passos:


Ao utilizar o Internet Explorer:

Abrir o Internet Explorer;

Apertar a tecla “ALT” do seu teclado para que a barra de menu seja disponibilizada;

Selecionar a opção “Ferramentas” e, em seguida, “Opções da Internet”;

Selecionar a aba “Geral” na nova janela aberta;

Clicar em “Excluir” na área “Histórico de Navegação”;

Marcar os itens “Arquivos de Internet Temporários” e “Cookies” na nova janela aberta;

Clicar no botão “Excluir”; esta janela será fechada automaticamente;

Para finalizar, clicar no botão “Aplicar” e, logo em seguida, no botão “OK”.


Ao utilizar o Firefox:

Abrir o Firefox;

Apertar a tecla “ALT” do seu teclado para que a barra de menu seja disponibilizada;

Selecionar a opção “Ferramentas” e, em seguida, “Limpar Dados Pessoais”;

Selecionar a aba “Avançado” na nova janela;

Habilitar os itens “Cookies” e “Cache” na nova janela aberta;

Clicar no botão “Limpar Agora”; esta janela será fechada automaticamente.


Ao utilizar o Google Chrome:

Clique no ícone de “Configurações” situado ao lado da barra de endereços;

Clique em “Configurações”;

Role a tela para baixo e clique em “Mostrar configurações avançadas...”;

Clique no botão “Limpar Dados de Navegação”; será aberta uma nova janela para que você escolha os arquivos de navegação a serem excluídos;

Certifique-se de que a opção “Cache” esteja marcada e clique em “Limpar Dados de Navegação”.


9. Como visualizar arquivos PDF?

Alguns documentos disponíveis no site do curso e/ou no AVA-EFAP estão no formato PDF (ex.: Regulamento, cronograma, dentre outros). Para abrir esse tipo de arquivo, é necessário ter instalado no computador o programa “Adobe Reader” ou outro leitor de documentos. Para baixar o programa “Adobe Reader”, recomendamos que você acesse o site http://get.adobe.com/br/reader/.


Outras dúvidas sobre o AVA-EFAP


10. Quem é o meu professor tutor? Como posso conversar com ele?

Você pode solicitar orientações e esclarecer as suas dúvidas pedagógicas e de conteúdo com o professor tutor de sua turma por meio do “Correio” do AVA-EFAP. No menu superior, clique em “Ferramentas” e, em seguida, em “Correio”. Em caso de dúvidas técnicas sobre o AVA-EFAP, recomendamos que você abra um chamado no “Fale Conosco”.


11. Como consigo descobrir se realizei todas as atividades? Onde posso visualizar as minhas notas?

Para verificar os conceitos obtidos em suas atividades, clique em “Meu Percurso”, localizado no menu superior do AVA-EFAP. Se não houver nenhuma informação na coluna “Pontuação”, significa que a atividade ainda não foi enviada.

A atividade que possuir uma “folha de caderno” na coluna “Pontuação” significa que ela foi enviada ao professor tutor, mas ainda não foi avaliada.

A atividade que tiver um conceito atribuído (ex.: A, B, C ou NV) e também possuir uma seta azul significa que o professor tutor concedeu uma “Nova tentativa” para que essa atividade seja realizada novamente.


12. O “tique verde” não aparece após a realização das atividades? Serei prejudicado?

O “tique verde” é uma forma de sinalização para orientar os cursistas sobre algumas atividades realizadas e/ou visualizadas. Em alguns cursos, esse recurso não é ativado. Portanto, não se preocupe se essa sinalização não aparecer após você visualizar os conteúdos; isso não é considerado um critério de avaliação das atividades.


13. O que é “Conhecendo a EFAP”? Estão aparecendo dois cursos (ou mais) no AVA-EFAP, quais deles tenho que realizar?

O curso “Conhecendo a EFAP” é um módulo que contém atividades que objetivam orientar o cursista a se familiarizar com o uso e a navegação das ferramentas utilizadas no AVA-EFAP, como por exemplo: o envio de arquivos, a participação nos fóruns, a resolução de atividades objetivas e discursivas, dentre outros. Esse curso não é considerado um critério de avaliação, portanto, não há tutoria e o resultado não influenciará no seu desempenho final. Esse é apenas um espaço para que você “treine” o uso dos recursos, antes que o curso no qual você está inscrito se inicie.


14. Não consigo acessar a pesquisa que está disponível no AVA-EFAP.

Para acessar a pesquisa disponível no AVA-EFAP, selecione a opção “Identificação por Login e Senha” e utilize nos dois campos (“Usuário” e “Senha”) o seu CPF (com onze dígitos, sem pontos ou hífen). Após responder a todas as questões e clicar em “Finalizar”, a pesquisa será enviada e não haverá mais possibilidade de editá-la. Após o envio da pesquisa e/ou encerrado o prazo de preenchimento, será possível apenas consultá-la, na coluna “Consulta”.


15. Anexei um arquivo errado no momento de enviar a atividade. Posso enviá-la novamente?

É possível reenviar as atividades, desde que estejam dentro do prazo de realização disponibilizado no cronograma do curso, e conforme solicitação/autorização do professor tutor. Solicite ao seu professor tutor uma “Nova tentativa”, para realizar a atividade novamente.


16. Como visualizar as minhas próprias mensagens no fórum, dentro do AVA-EFAP?

Ao acessar o Fórum do AVA-EFAP, observe que há um botão chamado “Nova discussão” e os botões “+” (mais) e “–” (menos). Clique no “+” (mais) para expandir as respostas dos colegas e visualizar as suas próprias postagens.


Dicas para o seu computador

1. O que são “pop-ups”?

Os “pop-ups” são janelas que se abrem automaticamente sem a autorização do usuário, geralmente, para mostrar algum tipo de propaganda. Para que a plataforma AVA-EFAP funcione sem qualquer interferência, é necessário que o bloqueador de “pop-ups” de seu computador seja desativado.


2. Como desativar o bloqueador de “pop-ups” em minha máquina?

Para desativar o bloqueador de “pop-ups” de sua máquina, siga este passo a passo:

Abra uma janela do Internet Explorer;

Clique em “Ferramentas” e em “Opções da Internet”;

Em seguida, clique na aba “Privacidade”;

Na área “Bloqueador de pop-ups”, se o campo “Ativar bloqueador de pop-ups”estiver selecionado, você deve desmarcar a caixa de seleção;

Por fim, para que as atualizações sejam aceitas, clique no botão “Aplicar” e, por fim, no botão “Ok”.


3. O que são “plug-ins”?

O “plug-in” é um programa instalado no navegador que permite a utilização de recursos, como, por exemplo, no Internet Explorer, a necessidade de instalação do “plug-in” do Windows Media Player e/ou QuickTime para a exibição de vídeos.


4. Quais os requisitos mínimos para se assistir a um vídeo/ou gravação de videoconferência no meu computador?

Para se assistir a um vídeo ou a uma gravação de videoconferência com boa qualidade de imagem e áudio é preciso seguir algumas recomendações:

Tenha instalado na máquina o programa Windows Media Player;

Se você estiver utilizando um computador em rede com outros, procure eliminar a concorrência de outros computadores, ou seja, deixe conectado à internet apenas o computador por meio do qual pretende assistir ao vídeo. Muitos computadores conectados ao mesmo tempo consomem banda;

Recomendamos a utilização de banda larga para a visualização de vídeos;

Certifique-se de que o computador utilizado possui o “plug-in”instalado;

Caso você utilize alguma distribuição do Linux, solicite o download de um client (videoLAN-VLC media player), que pode ser encontrado no endereço www.videolan.org.

Ao acessá-lo, clique no ícone para download e escolha a versão adequada para sua distribuição.


Dados cadastrais/de acesso

1. Gostaria de alterar o meu “Usuário” e a  senha de acesso ao “Fale Conosco”/Não lembro de minha senha de acesso ao “Fale Conosco”, como recuperá-la?

Não é possível alterar o seu “Usuário”, que será sempre o seu CPF.

Você só conseguirá alterar a senha de acesso ao “Fale Conosco”. Para alterá-la, proceda da seguinte forma:

Acesse o “Fale Conosco” e, após realizar o login, clique em “Atualização de Dados Cadastrais” e certifique-se de que o e-mail cadastrado está correto e atualizado;

Retorne à tela de login e clique em “Esqueceu sua senha? Clique aqui”;

Informe o seu CPF;

Um link para receber uma nova senha será enviado ao seu e-mail pessoal. Clique no link e você será redirecionado a uma página com a nova senha de acesso. Além disso, terá a opção de criar outra senha de sua escolha. Leia atentamente as orientações.

Lembre-se de que o sistema enviará o e-mail de redefinição de senha para o endereço cadastrado. Caso você não receba o e-mail, é possível que ele tenha ido para caixa de “Spam” ou Lixo Eletrônico.


2. Como corrigir meus dados pessoais no cadastro da Rede do Saber/EFAP?

A alteração de dados cadastrais (nome, telefone, e-mail e endereço) no cadastro da Rede do Saber/EFAP deve ser realizada pelo próprio cursista. Para alterá-los, acesse novamente a ferramenta “Fale Conosco”. Após efetuar login, você será direcionado à página “Identificação Pessoal”. Clique em “Atualização de Dados Cadastrais”, altere os dados necessários e, em seguida, clique no botão “Salvar”, localizado no topo da página, à direita.

Meu RG e/ou meu CPF está(ão) cadastrado(s) incorretamente. Como corrigi-lo(s)?

Abra um chamado no “Fale Conosco” do curso, informe o RG e/ou o CPF corretos e solicite a atualização.


3. Não consigo acessar a(s) pesquisa(s) com meu CPF e RG. O que devo fazer?

Todas as pesquisas disponíveis na ferramenta “Gestão de Pesquisa” devem ser acessadas com o CPF do usuário nos campos “Login” e “Senha”. 


4. Como verificar se o meu chamado já foi respondido? Abri um chamado e não recebi a resposta em meu e-mail.

Você pode conferir a resposta e/ou a situação de seu chamado ao acessar o “Fale Conosco”. Para tanto:

Acesse o “Fale Conosco”;

Clique no menu “Listar Chamados”;

Verifique o status de todos os chamados abertos por você e, aos respondidos, consulte a respectiva resposta.

Além disso, a cada chamado respondido, você receberá uma notificação de resposta em seu e-mail pessoal cadastrado na Rede do Saber/EFAP. Por esse motivo, é importante que seu e-mail esteja atualizado no cadastro da Rede do Saber/EFAP.


Fale Conosco

Sua dúvida não foi respondida? Utilize o Fale Conosco!

O Fale Conosco está disponível para abertura de chamados 24 horas por dia. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

Todos os chamados abertos nos finais de semana serão respondidos no primeiro dia útil subsequente. O mesmo acontecerá aos chamados abertos fora do horário estipulado.

Antes de abrir um chamado verifique as informações contidas no hotsite.

No Fale Conosco utilize no campo Usuário seu CPF (sem pontos ou hífen) e no campo Senha seu RG (sem pontos ou hífen) ou senha pessoal.

Clique aqui para acessar o Fale Conosco.