barra see
AVALIAÇÃO > DIA DO SARESP NA ESCOLA
Pesquisar: IR

O Dia do Saresp na Escola é o marco inicial de uma reflexão sobre os resultados do Saresp 2009, cujo desdobramento deve acontecer nos Horários de Trabalho Pedagógicos Coletivos (HTPC) subsequentes, conforme plano a ser elaborado pela própria escola.

Nesse dia, é possível cotejar os dados gerais e os resultados particulares de cada escola, no sentido de compreendê-los no seu contexto e transformá-los em propostas de intervenção que promovam a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Assista aos vídeos sobre o Dia do Saresp a Escola

Saresp 2009 - conceitos estruturantes, instrumentos e metodologia de análise

Neste vídeo, Maria Inês Fini, assessora de Currículo e Avaliação, discorre sobre processos avaliativos formais, avaliação em larga escala, metodologia para a construção das provas, medidas de proficiência, teoria da resposta ao item (TRI), além de apresentar os instrumentos disponíveis para O Dia do Saresp na Escola.

Clique aqui para assisti-lo

Análise dos resultados contidos no Relatório Pedagógico de Língua Portuguesa

Neste vídeo, Zuleika de Felice Murrie, consultora do Currículo e Avaliação na área de Língua Portuguesa, analisa os resultados dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do EM nas provas de Língua Portuguesa e tece comentários sobre o desempenho dos alunos em alguns itens.

Clique aqui para assisti-lo

Análise dos resultados contidos no Relatório Pedagógico de Matemática

Neste vídeo, Maria Eliza Fini, consultora do Currículo e Avaliação na área de Matemática, descreve a estrutura dos relatórios pedagógicos, discorre sobre a Matemática e o currículo de São Paulo, analisa os resultados dos 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do EM nas provas de Matemática e tece comentários sobre o desempenho dos alunos em alguns itens.

Clique aqui para assisti-lo

Análise dos resultados contidos no Relatório Pedagógico de Geografia e História

Neste vídeo,  Ângela Correa da Silva e Eliane Yambanis, consultoras dos Currículos de Geografia e História, Yambanis analisam os resultados dos 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do EM nas provas de Geografia e História e tecem comentários sobre o desempenho dos alunos em alguns itens.

Clique aqui para assisti-lo

Dia do Saresp: um dia voltado para o estudo dos resultados na escola

Nesse vídeo, Valéria de Souza, coordenadora da CENP, ressalta a relevância do Dia do Saresp na Escola, faz referência a todo o mateiral que a escola já possui em seu acervo técnico, informa sobre as novas produções disponíveis, em vídeo e impressas, e também sobre a forma de interação das escolas com as Diretorias Regionais de Ensino no Dia do Saresp.

Clique aqui para assisti-lo

Relatórios Pedagógicos Saresp 2009: expectativas leitoras

Nesse vídeo, Regina Resek, assessora técnica da CENP, ressalta alguns aspectos relativos à situação comunicacional que se estabelece na leitura dos relatórios e faz algumas provocações: sob que perspectiva nos colocamos como leitores desses relatórios? Quais são nossas expectativas leitoras? Quem são nossos interlocutores? Quais representações estão envolvidas na leitura e na análise desses documentos?

Clique aqui para assisti-lo

 

   
São Paulo faz Escola - Currículo, Avaliação e Expectativas de Aprendizagem