Ir para o conteúdo principal

|

Infraestrutura

A Rede do Saber conta com uma estrutura física distribuída e interligada por todo o Estado. São 182 salas em 91 polos que funcionam em todas as diretorias de ensino da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Cada polo possui duas salas de videoconferência, equipadas com recursos de recepção e transmissão de conteúdos audiovisuais, envolvendo: endpoint de videoconferência, televisores, sonorização, notebooks, rede sem fio, sistema de projeção e microcomputadores de apoio.

Esses ambientes de aprendizagem estão conectados à Rede Intragov com acesso à internet e possuem capacidade para atender, simultaneamente, cerca de 7 mil pessoas por período, contando ainda com 182 operadores-monitores locais, coordenados por uma Central de Operações com um quadro de oitenta profissionais nos períodos da manhã e da tarde.

Desde 2008, com a implantação do projeto Kit Multimídia na Sala do Professor, a Rede do Saber possibilita o acesso, por tecnologia de streaming, às videoconferências em todas as 5 mil escolas do Estado, bem como a possibilidade de realização de videoconferências entre as diretorias de ensino e suas respectivas escolas. Essa solução otimiza a integração com as escolas, possibilita o uso de novos recursos e apoia atividades de gestão e colaboração – além de ampliar significativamente a abrangência das ações de capacitação que chegam aos educadores em seu local de trabalho.