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Notícias EFAP

fev 24

Written by: adm
24/02/2014 14:20 

1ª edição concluída

O curso Autoavaliação Institucional Participativa aconteceu entre os dias 18 de julho e 29 de agosto. Mais de 700 supervisores de ensino participaram da ação formativa, que teve duração de 30 horas. Além dos encontros por meio de videoconferência, foram desenvolvidas atividades práticas nas unidades escolares.

Essa 1ª edição apresentou a importância da supervisão como elemento estratégico no desenvolvimento curricular, na avaliação institucional e na implementação de políticas públicas de gestão. O conteúdo programático forneceu aos profissionais os conhecimentos necessários para o desenvolvimento de um plano de ação com propostas de melhoria para as escolas.

Fique atento às próximas edições do curso!

Neste espaço, você vai encontrar indicações de diferentes instrumentos de autoavaliação, referências teóricas, experiências de trabalho e dicas para a realização de todas as etapas do processo: coleta de dados, autoavaliação coletiva, plano de melhoria, monitoramento e avaliação da execução do plano.

Introdução ao PAP – 2012

Conheça o PAP – uma ferramenta de planejamento estratégico construída para todas as escolas e implementada em 2012. Este documento enfatiza os objetivos do planejamento dentro do processo de aperfeiçoamento da cultura institucional de autoavaliação, o planejamento e o acompanhamento, com vistas à tomada de decisões em benefício da escola e de todos os envolvidos.
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Guia de Elaboração

O Plano de Ação Participativo para Escolas (PAP) é um instrumento proposto no âmbito do Programa Educação – Compromisso de São Paulo em parceria com a Secretaria de Gestão Pública. Trata-se de um instrumento de gestão escolar cujo objetivo inicial era o de auxiliar as escolas prioritárias da rede pública estadual de ensino a diagnosticar problemas críticos dentro da governabilidade da própria escola e, a partir daí, construir um plano de ação para superar ou mitigar cada um desses problemas. Ao longo do processo de implementação do PAP, constatou-se que o instrumento pode ser utilizado por todas as escolas públicas do Estado de São Paulo.
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OT PAP Fundamentação Teórica

Identifique as concepções que sustentam a construção do PAP, como ferramenta de planejamento estratégico para as escolas. A leitura deste texto possibilitará a compreensão sobre como organizar e utilizar os instrumentos de forma coerente, fortalecendo a gestão participativa das escolas.
Vale a pena destacar que originalmente o PAP era utilizado em "ambiente virtual", contudo, agora as fichas de autoavaliação podem ser baixadas e preenchidas manualmente.
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PAP – Roteiro de Acompanhamento

Este documento traz orientações e sugestões destinadas aos supervisores de ensino, cuja ação deve contribuir para que a escola assegure um planejamento coerente, com viabilidade das ações planejadas.
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PAP Volume 2

Este volume oportuniza a reflexão coletiva em cada uma das dimensões da gestão. São apresentadas fichas cuja função é auxiliar a escola na reflexão sobre sua própria realidade. O PAP – Plano de Ação Participativo deve ser preenchido e construído da forma mais colaborativa possível (respeitando o contexto de cada escola), preferencialmente envolvendo a comunidade escolar (funcionários, professores, equipe gestora, alunos e pais) e deve ser aprovado pelo Conselho de Escola.
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A autoavaliação institucional como estratégia de gestão da escola de Educação Básica

Este texto da mestranda Márcia Andréia Grochoska (PUCPR) traz uma reflexão sobre as contribuições que a autoavaliação institucional pode oferecer para a melhoria da gestão básica.

"Num contexto em transformação, imaginar hoje uma escola estática, que não sofre alterações, é pensar numa escola que não cumpre o seu papel social, tornando-se um ambiente que perde a efetividade frente às necessidades que emergem a cada dia."
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PGE Manual

Conheça a fundamentação básica e os procedimentos de realização de uma autoavaliação institucional participativa, com destaque na atuação democrática do diretor da escola como líder na condução dos processos escolares. Vale a pena destacar que originalmente o PAP era utilizado em "ambiente virtual", contudo, agora as fichas de autoavaliação podem ser baixadas e preenchidas manualmente.
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Conselho de Escola

O Conselho de Escola é um espaço de construção de novas maneiras de compartilhar o poder de decisão e a corresponsabilidade na gestão da unidade escolar. O início do ano é a época adequada para a organização dessa instituição.
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Grêmio Estudantil

O Grêmio Estudantil fortalece a relação dos alunos junto aos gestores da unidade escolar. O início do ano é a época adequada para a organização dessa instituição.
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PDE

O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE) pode vir a ser um poderoso e moderno instrumento de planejamento. O processo de elaboração do PDE é um primeiro passo que sinaliza que a escola deixou de ser burocrática, meramente cumpridora de normas. Sinaliza, também, que ela busca nova identidade, novo dinamismo, novo compromisso, que está próxima e a serviço dos alunos, dos pais e da comunidade, que está disposta a prestar contas de sua atuação.A elaboração do Plano de Desenvolvimento da Escola representa para a escola um momento de análise de seu desempenho, ou seja, de seus processos, de seus resultados,de suas relações internas e externas, de seus valores, de suas condições de funcionamento. A partir dessa análise ela se projeta, define aonde quer chegar, que estratégias adotar para alcançar seus objetivos e a que custo, que processos desenvolver, quem estará envolvido em cada etapa e como e a quem se prestará conta do que está sendo feito.
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Indicadores da Qualidade da Educação

Os Indicadores da Qualidade na Educação foram criados para ajudar a comunidade escolar na avaliação e na melhoria da qualidade da escola. Este é seu objetivo principal. Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade de acordo com seus próprios critérios e prioridades.
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Vídeos

• O papel das lideranças na Autoavaliação Institucional Participativa.
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• A importância da Autoavaliação Institucional Participativa.
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• Abrangência do Instrumento de Autoavaliação.
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