img secretaria
  Conecte-se
Home

Acesse aqui:

     

Caderno do Gestor - volume 3

O volume 3 do Caderno do Gestor traz informações de apoio e orientação para realização dos conselhos de classe/série do final de ano. A publicação oferece subsídios para as equipes gestoras elaborarem o diagnóstico que norteará o Planejamento de 2010 e, ao mesmo tempo, complementa o material disponível no site da CENP, como sugestão de instrumento para realização da Avaliação Final da Escola em 2009.
Clique aqui para acessar o volume 3 do Caderno do Gestor.


 

Pesquisa: Acompanhamento da utilização dos Cadernos do Aluno
Volume 3

A pesquisa por disciplina e as pesquisas referentes aos volumes 1 e 2 continuam disponíveis.
Não deixe de responder!


imagem Saiba mais

 

SARESP-2009
Secretários municipais da Educação recebem orientações

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo orienta 534 municípios que aderiram ao exame do Saresp agendado entre os dias 17 a 19 de novembro. Cerca de 500 mil estudantes das redes municipais de ensino do Estado de São Paulo deverão participar da avaliação, além dos dois milhões de estudantes da rede estadual. Acompanhe as orientações preparadas especialmente para os municípios. Clique aqui.

Para a professora Maria Inês Fini “avaliar não é só medir, mas atribuir a essa medida um juízo de valor”.

» Assista ao vídeo





 

Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência. Participe!

A Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência é uma campanha que une pessoas, personalidades e centenas de organizações de vários países.

imagem Saiba mais

Orientação Técnica – Coordenação Pedagógica Instrumental

Supervisores e Professores Coordenadores: já estão disponíveis os vídeos das palestras ministradas no encontro presencial de Serra Negra.

imagem Saiba mais

 

Dia do Saresp na escola:
Linha direta entre professor e Diretoria de Ensino

Para tirar dúvidas sobre o SARESP, a Secretaria da Educação promoveu um evento importante na rede pública.
A Rede do Saber abriu 13 circuitos de geração simultânea de videoconferência, colocando cada escola em linha direta com sua Diretoria de Ensino.
Com a ativação plena dos 91 ambientes da Rede do Saber, as escolas assistiram às sessões de VC por streaming (Kit Multimídia) e interagiram por e-mail.

Dirigentes, Supervisores de Ensino e Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas puderam trocar ideias e análises sobre o Saresp durante 45 minutos, cumprindo uma grade de horário que contemplou um total de 91 sessões de videoconferência entre 9 horas da manhã e 5 horas da tarde.

A Secretaria da Educação preparou a rede estadual para esse grande evento com orientações por meio de boletins eletrônicos, divulgação de matrizes de referência do Saresp, Orientação Técnica para Supervisores de Ensino e Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas e materiais sobre avaliação, como o Caderno do Gestor, que pode ser pesquisado aqui neste site.

O Dia do Saresp foi um momento de reflexão inicial das escolas sobre os resultados do SARESP 2008.

Para o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, “a avaliação do Saresp, articulada ao currículo, permitirá o aperfeiçoamento e a melhoria do ensino”.

Assista ao vídeo






Maria Inês Fini, consultora do Programa São Paulo , acredita que “a reflexão sobre os resultados do Saresp 2008 ajuda a melhorar a prática na escola”.

Assista ao vídeo

Novo espaço no site: Arquivoteca

Na Arquivoteca estarão disponíveis materiais de interesse dos gestores e dos professores da rede estadual de ensino.

O espaço é reservado aos educadores e de acesso restrito.


imagem Saiba mais

 

Acordo Ortográfico

Esta página do site é dedicada ao Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Aqui você encontra as novas regras definidas pelo acordo, a implantação, o período de transição e a repercussão nos
países envolvidos.

 Saiba mais
 
 

 

 
   Acesse aqui
 
 

plano de metas

 
 
São Paulo faz Escola - Currículo, Avaliação e Expectativas de Aprendizagem