Ir para o conteúdo principal

|

Quem somos

A Rede do Saber é a solução inovadora desenvolvida para racionalizar a formação continuada e em serviço dos 300 mil profissionais da educação pública de São Paulo e para viabilizar um modelo de gestão por meio do qual a Secretaria de Estado da Educação (SEE-SP) possa promover o sentido e a força da ação em rede na rede pública de ensino. Em sua essência, a Rede do Saber é um instrumento a serviço da qualidade da escola pública e, como tal, tornou-se um dos mais premiados programas de educação do país e case internacional de experiência bem-sucedida.

 

A Rede do Saber caracteriza-se por um conjunto articulado de dispositivos técnicos e metodologias capazes de criar um sistema de comunicação e de trabalho interativo de largo alcance. Para isso, está fortemente apoiada em recursos de teleconferência, videoconferência, ambientes de colaboração virtual pela internet, ferramentas administrativas integradas e expertise de gestão e educação com suporte de tecnologias de informação e comunicação.

 

Maior rede pública de videoconferências com finalidade pedagógica da América Latina, a Rede do Saber tem possibilitado à Secretaria da Educação manter programas permanentes de capacitação em serviço e acompanhar o desenvolvimento de seus profissionais, pois minimiza a necessidade de afastamento temporário do serviço, corta os enormes gastos com transporte, estadia e alimentação e facilita o contato com os mais bem conceituados especialistas dos temas escolhidos para as capacitações.

 

Tanto como tecnologia pedagógica quanto como tecnologia de gestão em rede, por flexibilizar a alocação do tempo e do espaço, a Rede do Saber viabiliza a adoção de estratégias de desenvolvimento que transcendem as horas estritas de atividades de formação ou de reuniões, fazendo com que as capacitações e os processos de trabalho ocorram permanentemente no cotidiano da rede pública de ensino, sendo continuadamente monitorados e assistidos. Em outras palavras, a Rede do Saber permite estender e intensificar todos os processos que se beneficiam de seus serviços.

 

Seu trabalho também permite que mais facilmente sejam disseminados, negociados e operados por toda a rede valores e procedimentos fundamentais para a consecução das metas e da missão do ensino público. A superação das limitações impostas pelo espaço e pelo tempo propiciada pela Rede do Saber tem se mostrado essencial para que a Secretaria alcance, com maior brevidade e menor custo financeiro, a convergência necessária de propósitos e o alinhamento dos vários atores da educação espalhados pelo Estado.

 

Desse modo, a Rede do Saber tem contribuído decisivamente para que toda a estrutura da educação pública estadual, capilarizada em 645 cidades, funcione como uma verdadeira rede, propiciando práticas e projetos em que os agentes educacionais podem interagir como uma organização de aprendizagem que atua de forma sinérgica e comprometida com a observação, a reflexão e a transformação de suas práticas.