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Em andamento

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Público-alvo: professores aprovados no Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Educação Básica I – SQC – II – QM, de 2014, nomeados, que tomaram posse na SEE-SP e que estão em exercício conforme base CGRH de junho de 2016.

Objetivo: oferecer formação continuada aos ingressantes aprovados no Concurso Público para Provimento de Cargo de Professor Educação Básica I de 2014, como parte do estágio probatório, de modo a promover a complementação, a revisão e a renovação de conhecimentos, metodologias e perspectivas presentes em sua formação, e a reflexão sobre sua prática profissional.

Modalidade: Presencial e a distância

Etapa 1 – 1ª Edição

Fundamentos Básicos – 1ª Edição
Carga horária: 120 horas
Período de realização: 20/08 a 30/12
Clique aqui para mais informações.

Público-alvo: Professores coordenadores dos Núcleos Pedagógicos (PCNP) do Ensino Fundamental (EF) dos Anos Iniciais; PCNP de Matemática; professores coordenadores (PC) do EF dos Anos Iniciais, os quais estejam envolvidos nas ações do Projeto EMAI; professores de Educação Básica (PEB) regentes de turma do EF dos Anos Iniciais, do 1º ao 5º ano dos ciclos de alfabetização e intermediário; e PEB de Matemática do 6º ano do EF Anos Finais do ciclo intermediário.

Objetivos: Propor e realizar formação de formadores apoiada na apropriação de conhecimentos de pesquisas em Educação Matemática, para que promovam o uso desses conhecimentos junto aos professores dos Anos Iniciais, e atualizar e aprofundar o campo de conhecimentos teórico-metodológicos dos formadores de professores regentes de turmas de Anos Iniciais do EF, na área de Educação Matemática.

Modalidade: A distância.
Carga horária: 120 horas 
Inscrições: 05/09 a 11/09 
Período de realização: 19/09 a 19/12

Público-alvo: todos os profissionais em exercício na SEE-SP, conforme base CGRH de agosto/2016, nas 89 unidades escolares (UE) que passaram a integrar o Programa Ensino Integral entre 2015 e 2016, e nas 74 diretorias de ensino (DE) com escolas de Ensino Integral sob sua jurisdição. Essa edição também abrange os profissionais que ingressaram no Programa Ensino Integral em anos anteriores, mas que não fizeram o curso e/ou que não conseguiram conceito “Satisfatório” na 1ª e na 2ª edição ofertadas em 2014.

Objetivo: oferecer formação continuada aos profissionais das escolas do Programa Ensino Integral, em seus princípios, premissas e valores, favorecendo a compreensão dos princípios básicos dos modelos Pedagógico e de Gestão do Programa, dos princípios e conceitos que fundamentam a proposta, como Pedagogia da Presença, Quatro Pilares da Educação para o Século XXI, Educação Interdimensional, Protagonismo Juvenil, e a aplicação das metodologias relativas ao Modelo Pedagógico, em especial as inovações relativas à Parte Diversificada do Currículo, como Projeto de Vida, Disciplinas Eletivas, Orientação de Estudos, Práticas e Vivências em Protagonismo Juvenil, dentre outras. Aborda, também, a aplicação do Modelo de Gestão na elaboração e execução do Plano de Ação da escola, com base nas diretrizes do Programa Ensino Integral/SEE-SP.

Modalidade: a distância.

Carga horária: 60 horas.

Inscrições: 26/09 a 04/10

Período de realização: 17/10 a 09/12

Em breve, mais informações.

Objetivos: Possibilitar aos participantes o desenvolvimento de planos de ação que considerem os dados contextuais (internos/cotidianos, processuais e externos) para promover a aprendizagem dos alunos, a partir de competências/práticas que possibilitem aos educadores o exercício de atividades, como transformar dados de avaliação em informações sobre as aprendizagens dos alunos; analisar essas informações para reorientar a prática docente, considerar o papel dos diferentes educadores para melhorar a gestão pedagógica; considerar, interpretar e agregar novos insumos à prática pedagógica; e trabalhar de forma integrada e sinérgica (áreas de gestão e pedagógica), com vistas à promoção das aprendizagens dos alunos.
Modalidade: a distância.

Foco Aprendizagem – Professor

Público-alvo: todos os PEB II com aulas atribuídas nas disciplinas do currículo do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e/ou do Ensino Médio, conforme base CGRH de junho/2016.
Carga horária: 40 horas
Inscrição por indicação: 1º a 22/08
Início das atividades: 29/08
Para mais informações, acesse

Foco Aprendizagem – Professor Coordenador

Público-alvo: todos os professores coordenadores (PC) do Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e/ou do Ensino Médio, conforme base CGRH de junho/2016.
Carga horária: 40 horas
Inscrição por indicação: 1º a 22/08
Início das atividades: 29/08
Para mais informações, acesse

Foco Aprendizagem – Diretor de Escola e Vice-diretor

Público-alvo: todos os diretores e vice-diretores em exercício na SEE-SP, conforme base CGRH de junho/2016.
Carga horária: 30 horas
Inscrição por indicação: 1º a 22/08
Início das atividades: 29/08
Para mais informações, acesse.

Foco Aprendizagem – PCNP

Público-alvo: todos os profissionais em exercício na SEE-SP como professores coordenadores de Núcleo Pedagógico (PCNP) nas diretorias de ensino, conforme base CGRH de junho/2016.
Carga horária: 30 horas
Inscrição por indicação: 22/07 a 07/08
Início das atividades: 15/08
Para mais informações, acesse

Foco Aprendizagem – Diretor de Núcleo Pedagógico

Público-alvo: todos os diretores de Núcleo Pedagógico – sejam eles diretores I, II, III ou diretores técnicos I e II do Quadro da Secretaria da Educação (QSE), em exercício na SEE-SP, conforme base CGRH de junho/2016.
Carga horária: 30 horas
Inscrição por indicação: 22/07 a 07/08
Início das atividades: 15/08
Para mais informações, acesse

Foco Aprendizagem – Supervisor de Ensino

Público-alvo: todos os supervisores de ensino em exercício na SEE-SP, conforme base CGRH de junho/2016.
Carga horária: 30 horas
Inscrição por indicação: 22/07 a 07/08
Início das atividades: 15/08
Para mais informações, acesse

Foco Aprendizagem – Dirigente de Ensino

Público-alvo: todos os dirigentes de ensino em exercício na SEE-SP, conforme base CGRH de junho/2016.
Carga horária: 30 horas
Inscrição por indicação: 22/07 a 07/08
Início das atividades: 15/08
Para mais informações, acesse

Objetivos: Promover processos de ensino e aprendizagem participativos e ativos, fundamentados em uma educação para os Direitos Humanos. E gerar uma consciência que permita aos atores sociais assumirem atitudes de luta e de transformação, diminuindo a distância entre o discurso e a prática dos Direitos Humanos no cotidiano.

Modalidade: a distância.
Carga horária: 60 horas

2ª edição

Público-alvo: Docentes atribuídos como professores mediadores escolares e comunitários (PMEC), conforme base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) de agosto de 2016; e todos os servidores da SEE-SP em exercício em quaisquer categorias, cargos ou funções dos três quadros da SEE-SP (Quadro do Magistério – QM, Quadro de Apoio Escolar – QAE e Quadro da Secretaria da Educação – QSE), conforme base da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH) de agosto de 2016.
Inscrição: 28/09 a 05/10
Período de realização: 17/10 a 17/12